Submissão de Trabalhos

CHAMADA DE TRABALHOS

Apresentação

Temos o prazer de convidá-lo a participar do VI ENCONTRO DE ENGENHARIA NO ENTRETENIMENTO – 3E/UNIRIO, que acontecerá no Centro de Ciências Exatas e Tecnologia (CCET), da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), nos dias 08 e 09 de maio de 2018.

Organizado pelo Departamento de Engenharia de Produção da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e pelo Departamento de Engenharia Mecânica do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca – campus Nova Iguaçu (CEFET/RJ), o evento vem se realizando anualmente com o objetivo principal de difundir estudos que envolvam interfaces das engenharias com outras áreas de conhecimentos aplicadas na indústria do entretenimento, economia criativa e produção cultural.

A necessidade de estudos e debates interdisciplinares no campo cultural, do entretenimento, da economia criativa e das artes articulados com as engenharias vêm aumentando, na medida em que a demanda de estudantes e pesquisadores que estão se especializando e adquirindo conhecimentos para sua formação e atuação profissional nestas áreas está crescendo dentro e fora do território nacional.

Grupos de trabalho e envio dos trabalhos

Os trabalhos aprovados e apresentados no 3E/UNIRIO serão reunidos nos anais (ISSN 2358-4469) em 04 (quatro) grupos de trabalho com os eixos temáticos definidos abaixo. Para submeter o trabalho à avaliação da comissão científica do 3E/UNIRIO, o artigo sem a identificação dos autores e a ficha de cadastramento do trabalho deverão ser enviados para o e-mail (3echamadadetrabalhos@gmail.com). O padrão de formatação e a ficha de cadastramento do trabalho encontram-se disponíveis no site do evento (www.3eunirio.com).

1 – Inovação e tecnologia

Neste grupo de trabalho pretende-se refletir sobre a inovação e o desenvolvimento tecnológico em processos, produtos e serviços que tenham impacto direto na indústria do entretenimento, da economia criativa da produção em cultura, e das artes. A sessão englobará trabalhos que abordem mudanças na produção tendo como base a inovação e o uso da tecnologia. Os trabalhos a serem discutidos neste grupo deverão abordar temas voltados à indústria do entretenimento, da economia criativa da produção em cultura, e das artes como: inovação, tecnologias sociais, aplicações de ferramentas tecnológicas, cooperação, competitividade, desenvolvimento social e novas formas de difusão midiáticas.

2 – Gestão de empreendimentos

Neste grupo de trabalho objetiva-se debater questões sobre o planejamento, gerenciamento, operação e controle de projetos relacionados a empreendimentos da indústria do entretenimento, da economia criativa da produção em cultura, e das artes, abordando os processos e redes desde sua fase inicial até a entrega final de produtos e serviços. O grupo de trabalho focará seus interesses nas diretrizes em termos de produção, riscos, logística, retorno e partes interessadas durante todo o processo produtivo do empreendimento. Os trabalhos a serem discutidos neste grupo deverão abordar temas voltados à indústria do entretenimento, da economia criativa da produção em cultura, e das artes como: gestão da produção, gestão da qualidade, gestão econômica, ergonomia e segurança do trabalho, gestão do produto, pesquisa operacional, logística, gestão estratégica e organizacional, gestão do conhecimento, gestão ambiental, sustentabilidade, engenharia do trabalho, responsabilidade social e gestão de carreiras profissionais.

3 – Setor Público e a indústria do entretenimento, economia criativa da produção em cultura, e das artes

Neste grupo de trabalho pretende-se discutir trabalhos que abordem as questões da esfera pública na produção da indústria do entretenimento, da economia criativa da produção em cultura, e das artes, como o conjunto de leis e políticas públicas voltadas a este segmento, além do controle e preservação deste tipo de produção. Os trabalhos a serem discutidos neste grupo deverão abordar temas como: leis de incentivo, gestão de órgãos de fomento e órgãos reguladores, certificações, autorizações, propriedade intelectual, controle de bens intangíveis, controle e preservação de acervos e direitos autorais, estratégias de políticas públicas e cidades criativas.

4 – Mercados e produtos

Neste grupo de trabalho objetiva-se estabelecer um fórum de debates também com a visão daqueles envolvidos diretamente na indústria do entretenimento, da economia criativa da produção em cultura, e das artes. Desta forma, pretende-se debater a produção da coletividade de produtos e serviços resultantes desta cadeia produtiva e as demandas de participação da engenharia na mesma. Os trabalhos a serem discutidos neste grupo englobarão mercados e produtos como: televisão, rádio, internet, teatro, cinema e vídeo, música e indústria fonográfica, eventos culturais, patrimônio histórico e artístico, apresentações artísticas, museus e centros culturais, turismo, esporte, parques temáticos, propaganda, moda e mercado editorial.

Datas Importantes

Envio dos trabalhos – 01/02/2018 a 08/03/2018 (prorrogação até 23/03)

Comunicação dos Aceites – 01/04/2018 a 08/04/2018 (prorrogação até 22/04)

Para dúvidas e consultas enviar e-mail para 3euniriosecretaria@gmail.com

Anúncios